O Mantra e o Marketing

O Mantra e o
Marketing

Mantra (do sânscrito Man, mente e Tra, controle, significando “instrumento para conduzir a mente”) é uma sílaba ou poema religioso, normalmente em sânscrito.

Marketing, em sentido escrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Essas definições qualquer um pode buscar na internet, mas a relação entre elas não.

Na verdade, quando se atua nessa área há alguns anos percebemos que o marketing é o mantra, e o mantra é o marketing, não cabe aqui o sentido religioso obviamente, mas que muitas empresas rezam todos os dias para o marketing dê certo “hic hic”, isso é verdade.

E por que as marcas precisam rezar os mantras? De vendas, de posicionamento, institucionais, digitais, mantras online, mantras offline, mantras do compliance, mantra do boss, do cliente grande, do cliente médio, do consumidor, etc….?

Porque o caleidoscópio do mercado é multifacetado, nervoso, inesperado e surpreendente todos os dias. Todos estão em todos os lugares, em pleno movimento e troca de conceitos, valores, escolhas e verdades. Verdades que duram dias, horas, minutos, que são efêmeras quando não acompanhadas de fatos e provas.

O consumidor não busca mais a marca da tribo, busca a marca dele, que se torna da tribo e se dissolve em minutos, dando lugar a outra, e mais outra e mais outra. Isso é louco, mas é verdade. E por isso é que é preciso rezar, orar ou “mantrear” para acompanhar os milhões de dólares investidos em marketing da pescaria. Pescaria? Sim as marcas estão sambando no caleidoscópio “pescando seus consumidores”.

E a cada dia o esforço é maior para eficiência menor, como se corrige isso? Seja dono do caleidoscópio, construa seu Big Asset. Não sabe o que é Big Asset? Veja em 30 segundos no www.zicardttma.com.br