Como mudar o resultado com a mesma equação de sempre?

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Como mudar o
resultado com a
mesma equação
de sempre?

Resposta: impossível, a matemática não permite.

O bom senso, a visão de negócio e a experiência de mercado deveriam exercer seus papéis de mantenedores do conhecimento em direção ao novo.

Na direção contrária do bom senso, encontramos o mesmo arquétipo: “Não acredito em sua proposta, pois sempre fizemos de outra forma e sempre deu certo. Meus homens de vendas não serão convencidos por essa nova estratégia de trade marketing.”

Pasmem! Ouvi a frase acima durante uma reunião de briefing onde o cliente disse ½ segundo atrás que a empresa quebraria se continuasse com os mesmos resultados até o fim de 2015. Detalhe: estamos terminando o mês de outubro!

Como uma empresa com mais de 50 anos de história chega a este ponto de miopia idiossincrática mercadológica? Simples meus amigos: repetindo o mesmo marketing da autópsia de sempre, reunindo os “detentores da verdade dos últimos 20 anos da empresa” em uma mesa para dissecar o cadáver das fracas vendas do mês passado ou do último trimestre etc. Só se esqueceram de um pequeno detalhe ― nestes últimos 20 anos, as verdades mudaram; na realidade, nestes últimos 20 minutos, muita coisa já mudou, também.

“Ah, Zicard, então você está criticando os velhos executivos querendo trocar todos por novos?”

Não ― a questão não é idade ― é mentalidade. Trabalho com jovens em minha agência há 33 anos e cansei de encontrar cabeças de 70 anos em corpos de 25.

Claro que será muito difícil essa empresa não quebrar, pois a egrégora foi para o brejo, o pensamento global da empresa é repleto de paradigmas e a vontade de sair da caixa é nenhuma. Com certeza, vão encontrar uma agência que “entregará” exatamente o que desejam, o que sempre quiseram, o que sempre fizeram e a história se repetirá mais uma vez. Só não sabemos até quando.

Aquela velha frase ― “Minha equipe de vendas não comprou a ideia” ― ainda perdura em algumas empresas. Não percebem que é exatamente essa atitude reacionária que se transforma em uma grande âncora, freando a inovação, o crescimento e o sucesso da sobrevivência lucrativa.

Para a pergunta que intitula este artigo, a única resposta que encontro é: “Mude a pergunta.”

A www.zicardttma.com.br pode lhe ajudar a sair da caixa.